Serra de Araripe, no Ceará, se destaca no cultivo do abacaxi (FOTO: Divulgação)
Municípios do Ceará foram relacionados nesta quarta-feira (17) como aptos para o plantio de abacaxi na safra 2012/2013. O zoneamento agrícola de risco climático para a cultura foi publicado no Diário Oficial da União, com a definição de um calendário que aponta os períodos em que os problemas provocados pela falta ou excesso de chuva causam menos impactos ao cultivo do produto, em cada região do país. Cidades de outros 22 estados do Brasil também foram aprovadas.
O mapeamento é feito a partir de análises de clima, solo e de ciclos de cultivares, a partir de uma metodologia validada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para reduzir os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permitir que cada município identifique a melhor época de plantio da cultura, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica, segundo o governo, tem sido facilmente assimilada pelos produtores rurais e agentes financeiros.
Plantio no Ceará
No Ceará, uma das áreas que ganham destaque no plantio do abacaxi é a Serra do Araripe. Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), cultivo do abacaxi já apresenta resultados desde 2010.
A partir do ano de 2000, quando foi reativado o cultivo do abacaxi na Serra, com assistência técnica e financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), agricultores de Santana do Cariri, por exemplo, investem no fruto.
O abacaxi, plantado em regiões tropicais e subtropicais de quase todos os estados brasileiros, é  um dos produtos agrícolas que exerce importante impacto sobre a geração de renda e emprego no país.
Com informações da Agência Brasil