Confronto de projetos no debate

lmano e Roberto Cláudio jogaram todas as fichas no último debate da campanha neste segundo turno

Os dois candidatos a prefeito de Fortaleza no estúdio da TV Verdes Mares, antes de iniciar o último debate eleitoral da campanha deste ano no segundo turno FOTO: NATINHO RODRIGUES

Apostando que a discussão de propostas na reta final é fundamental para conquistar o eleitor indeciso, os candidatos a prefeito de Fortaleza, Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB), participaram, ontem, do último debate deste segundo turno, realizado pela TV Verdes Mares. O clima entre os postulantes foi de acirramento. Enquanto Roberto Cláudio apontava problemas na gestão do PT, Elmano de Freitas afirmava que o seu opositor representa uma ´oligarquia´, em claro confronto de projetos.

O candidato Roberto Cláudio foi o primeiro a chegar nas dependências do Sistema Verdes Mares. Momentos antes do debate, o pessebista lembrou que esta era a última oportunidade dos candidatos para apresentar as propostas à população. "Espero francamente que haja muito respeito e elegância porque, neste momento, quem merece ser respeitado é o eleitor de Fortaleza. A gente está a dois dias da definição do futuro da nossa cidade, da nossa gente", declarou.

Para ele, o debate foi importante para que o eleitor possa ter mais elementos e informação para fazer sua escolha. "Para tomar uma decisão sensata, serena e sábia", acrescentou. Roberto Cláudio argumentou que estão postos dois projetos: "Um que propõe legitimamente a continuidade do que está aí e o nosso projeto, hoje fortalecido por tantas candidaturas de valor que prestaram serviço no primeiro turno", disse. E completou: "Propomos uma grande aliança e a renovação da cidade".

O candidato Elmano de Freitas também considera o último debate importante para conquistar o eleitor indeciso. "Facilita para que o indeciso compare os dois candidatos e suas propostas e, com isso, tome decisão com maior profundidade e segurança". Ele analisa que, nesta reta final, há um percentual menor de indecisos, mas existe muita gente pensando em votar nulo.

"O que temos que fazer é cumprir nossa tarefa de apresentar propostas concretas para o povo de Fortaleza, a cidade que mais criou emprego com carteira assinada no Nordeste, que se tornou referência no turismo nacional. Nós vamos continuar para que a gente tenha uma educação melhor, para que a gente possa avançar no sistema de saúde, para que a gente tenha uma cidade como sonhamos. Isso fazemos passo a passo no processo que iniciamos em 2002, com a eleição do presidente Lula", disse.

Embates

Questionado sobre o acirramento e os embates incisivos observados na campanha deste segundo turno, o candidato Roberto Cláudio considerou a situação "natural" para a segunda etapa da eleição. "As contradições, as polarizações e as distintas visões aparecem agora no debate. Quando se tem dez candidaturas e há dificuldade de debater com profundidade os temas, certamente fica mais difícil de haver algum acirramento. No segundo turno, é mais comum discussões acaloradas, mas sempre em torno de problemas, de propostas e visões, sem ofender moralmente alguém", afirmou.

Ele avaliou ainda que o segundo turno foi marcado por um debate duro e contundente em torno de visões e de estilo das pessoas. "Mas só quem pode ser o juiz desse processo é o eleitor de Fortaleza", ponderou.

Já o petista Elmano de Freitas analisa os embates no segundo turno como um processo natural de duas candidatura que restaram. "Portanto, é normal que essas candidaturas se aprofundem e fiquem mais claras as divergências entre elas e as forças políticas que representam", opinou.

Por outro lado, o petista lamentou a postura que observa no seu adversário. "Lamento que tenha tido do nosso adversário uma postura de muito ataque e poucas propostas. Mas cada um faz a opção da estratégia que quer adotar e nós vamos até o final apresentando nossas propostas para melhorar Fortaleza", declarou.

Nesta reta final, Elmano disse estar animado com o que tem visto nas ruas. "Tem uma energia grande com o nosso povo, e é o que nos anima. Aliança com o povo de Fortaleza, somente ela pode nos dar a vitória. E é com ela que eu vou até o final", destacou o postulante.

Roberto Cláudio também avalia positivamente a reta final. "Estou muito grato por tudo que recebi das pessoas. Claro que quero um pouco mais: ser eleito prefeito de Fortaleza". Ao chegar no Sistema Verdes Mares, o pessebista foi recebido por apoiadores, dentre os quais estavam os candidatos no primeiro turno, Moroni (DEM) e Valdeci (PRTB), e o candidato a vice Alexandre Pereira (PPS).

Durante o primeiro bloco, foram feitas perguntas de temas livres, quando os embates foram mais incisivos. Elmano chegou a pedir direito de resposta no primeiro e no segundo bloco, quando eles questionaram sobre temas específicos, mas ambos foram negados. No terceiro bloco, os candidatos voltaram a perguntar sobre temas livres. Durante todo o debate, os dois se acusavam de "faltar com a verdade" e apontavam problemas nas gestões da Capital, administrada pelo PT, e do Ceará, pelo PSB. 


Fonte: Diário do Nordeste

Atualizado às 9:57 AM| Publicado em Destaques, Politica | + Leia Mais »

Valério é condenado a pelo menos 11 anos

A demora dos ministros em relação às penas praticamente inviabiliza o fim do julgamento ainda nesta semana
Brasília O Supremo Tribunal Federal definiu ontem que o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, operador do mensalão, terá que cumprir pelo menos 11 anos e 8 meses de prisão. Pela lei, penas com mais de oito anos têm de ser cumpridas em regime fechado.

Foram inocentados 12 dos 37 réus. O ministro relator Joaquim Barbosa (foto) e o revisor Ricardo Lewandowski voltaram a divergir. Desta vez,o motivo da discordância foi a penalidade que Valério deveria receber por ter desviado dinheiro FOTO: STF


Valério foi condenado por corrupção ativa, peculato e formação de quadrilha. Com o que foi decidido até ontem, o empresário mineiro terá de pagar uma multa de pelo menos R$ 978 mil.

Após quase três meses, o tribunal chegou à 40ª sessão do julgamento iniciando o cálculo das penas, tecnicamente chamado de dosimetria. Ao todo, o STF condenou 25 réus por sete crimes e absolveu outros 12. O tribunal já estabeleceu que o mensalão, idealizado pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, foi usado para a compra de apoio político em parte do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A análise da pena de Marcos Valério ainda não foi concluída. Os ministros votaram condenações pelo crime de quadrilha (definindo a pena em 2 anos e 11 meses), peculato (4 anos e 8 mês) e corrupção ativa (4 anos e 1 meses).

A legislação prevê que a punição deve ser cumprida em regime fechado em caso de condenações acima de oito anos. Isso não significa que Valério irá cumprir na cadeia todo esse tempo. Após um sexto da pena, há a possibilidade de ser pedida a chamada progressão de regime, do fechado para o semi-aberto.

O Supremo precisa ainda analisar as penas relacionadas a outras condenações de Valério.

Ontem, o julgamento acabou sendo suspenso após divergências entre o relator, Joaquim Barbosa, e o revisor, Ricardo Lewandowski, sobre a penalidade que Valério deveria receber relativa ao crime de desvio de dinheiro do Banco do Brasil.

Barbosa propôs a pena de 4 anos e 8 meses de prisão, enquanto o colega estabeleceu-a em 3 anos e 1 mês. O impasse surgiu quando o relator argumentou que Lewandowski estaria "barateando demais a corrupção". O revisor não reagiu, mas antes havia defendido seus parâmetros.

Somente depois de resolver a situação de Valério, os ministros passarão a analisar as penas dos outros réus. A demora praticamente inviabiliza o fim do julgamento ainda nesta semana.

Após a conclusão das penas, os ministros ainda terão que decidir quando as prisões serão realizadas. O Ministério Público Federal pediu a prisão imediata. A reportagem apurou que a tendência é que isso seja rejeitado. A prisão pode ocorrer com a publicação do resultado do julgamento ou após a análise de recursos dos réus.

Ao resolver questão de ordem, o Plenário do STF entendeu que os ministros que votaram pela absolvição de réus não poderiam participar da respectiva análise da dosimetria das penas impostas, nos casos em que tenham ficado vencidos na votação. A decisão foi por 7a 3, vencidos os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ayres Britto.

Absolvições
Por 9 votos a 1, o plenário do STF decidiu ontem que o empate na análise de uma ação penal favorece o réu. Com isso, sete acusados do mensalão foram absolvidos de pelo menos um crime.

O entendimento inocentou três réus de todas as imputações: o ex-ministro Anderson Adauto (Transportes), sem partido, e os ex-deputados João Magno (PT-MG) e Paulo Rocha (PT-PA).

Com isso, o julgamento do mensalão inocentou 12 dos 37 réus. Sobre os empates, a maioria dos ministros entendeu que deveria prevalecer princípio constitucional de que, na dúvida, predomina a posição mais benéfica ao réu.

O ministro Marco Aurélio Mello foi o único a se opor. Ele defendeu que o empate deveria ser definido pelo presidente da Corte, como prevê regimento interno. Ayres Britto,a tual presidente, rejeitou a tese e disse que o "voto de minerva o enerva".

Houve julgamento de exceção, diz PT
Rio de Janeiro. O PT vai acatar a decisão do STF no julgamento do mensalão, mas, em caso de prisão, os integrantes do partido vão se declarar prisioneiros políticos de um julgamento de exceção, disse ontem o ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência Paulo Vannuchi.

"O Supremo tem que ser respeitado. Se determinar prisão, as pessoas vão para a prisão. Agora, as pessoas não vão admitir que são corruptas, elas vão declarar que são prisioneiras políticas de um julgamento de exceção. Vai ser a razão de viver do Genoino e do Dirceu demonstrar que foram condenados sem provas", afirmou.

O petista disse ainda que, a partir de agora, o partido observará atentamente as decisões do STF. "Se daqui a um ano, eles absolverem um grande empresário acusado de corrupção por falta de provas, nós vamos lembrar, democraticamente, que, no julgamento do mensalão, quando não havia provas, os indícios foram tidos como suficientes para condenar".

Colegas de militância do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) e do ex-presidente do PT José Genoino que integram o grupo de ex-presos políticos "Os amigos de 68" já se articulam para uma reação política à condenação dos dois petistas pelo Supremo.

"Deve haver uma reação. Esse processo foi muito desigual. É complicado quando a Justiça se politiza", avaliou José Luiz Del Roio, ex-militante contra a ditadura e ex-senador na Itália.

José Genoino, cearense de Quixeramobim, disse que entrará com recursos para reverter a condenação no STF, atacou a decisão dos ministros e defendeu sua inocência no processo. Anteontem, o STF considerou Genoino culpado por formação de quadrilha e, como já havia sido condenado antes por corrupção ativa, corre o risco de enfrentar a prisão. "É a tirania da tese preestabelecida. Enquanto tiver vida, voz, vou lutar", disse.

Advogados criticam atuação do relator
Brasília. Advogados dos réus criticaram a atuação do ministro Joaquim Barbosa, afirmando que ele estava "mal preparado" para votar as penas. Um erro cometido por ele quanto ao crime de quadrilha - quis aplicar a pena de multa, que não é aceita para o crime- foi apontado como prova do despreparo. Ele foi alertado do equívoco pelo presidente do STF, ministro Ayres Britto.

"Foi uma vergonha o que fizeram aqui hoje (ontem). Rasgaram o princípio da legalidade", afirmou Leonardo Yarochewsky, que defende Simone de Vasconcelos.

Os advogados também criticaram a fundamentação usada pelo ministro, por entenderem que alguns elementos apontados para aumentar a pena são, na verdade, inerentes ao crime. Esses "equívocos" do ministro, se continuarem, devem levar aos chamados embargos de declaração, disseram advogados.





















































Diário do Nordeste

Atualizado às 9:16 AM| Publicado em Nacional | + Leia Mais »

MP divulga balanço da operação em Sobral



Uma força tarefa do Ministério Público do Estado do Ceará realizou no dia 10 de outubro diligências para cumprimento de mandados de busca e apreensão emitidos nos autos de processo cautelar criminal em tramitação junto na 1ª Vara Criminal. A operação envolveu oito promotores de Justiça com o auxílio das Polícias Civil e Militar.

  O objetivo era apreender documentos e materiais referentes a processos licitatórios do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que indicam a prática de crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, lavagem dedinheiro, falsificação de documentos públicos e crimes previstos na Lei das Licitações.

  Os promotores de Justiça Andre Luís Tabosa de Oliveira, Bismarck Soares Ribeiros, Carlos Augusto Tomaz Vasconcelos, Irapuan da Silva Dionizio Junior, Juliana Cronemberger de Negreiros Moura e Venusto da Silva Cardoso, atuaram na Ação Cautelar proposta a partir de Procedimento Administrativo instaurado pelo Núcleo de Tutela Coletiva da 7ª Unidade Regional, onde se apurou indícios da prática dos delitos acima mencionados por empresas que prestaram serviços ao SAAE nos anos de 2008 a 2011 em contratos com o Município de Sobral.

  Em razão dos indícios e fraudes e desvios dos recursos púbicos os mandados foram expedidos para busca e apreensão nos setores de Licitação,Contabilidade  e Financeiro da Prefeitura Municipal de Sobral, bem como no domicílio de pessoas físicas e jurídicas das titulares das empresas AGT Construções e Empreendimentos Ltda, C.A. Construções e Ferrovias Ltda e Benedito Basilio Madeira ME, além da sede do SAAE, já que desde janeiro de 2010 a Prefeitura Municipal realiza as licitações referentes ao SAAE.

As fraudes investigadas revelaram que, muito embora as empresas tenham recebido milhões de reais pela suposta execução dos contratos públicos, os indícios demonstram que não cumpriam ou não realizavam as obras ou serviços públicos para os quais se obrigaram.
A operação começou às 6 horas da última quarta-feira (10), no Distrito de Jaibaras, onde funcionaria a sede da AGT Construções, e nos bairros das Pedrinhas e Junco, onde estariam sediadas as empresas Benedito Basílio Madeira ME e CA Construções e Ferrovias Ltda, respectivamente.

Já na sede da Prefeitura Municipal de Sobral, no Setor Financeiro da Prefeitura, onde se expedem os pagamentos, foram encontrados dez carimbos de empresas vencedoras das licitações, principalmente de construtoras, bem como dezenas de recibos em branco, já carimbados e assinados por várias empresas privadas que participaram de diversas licitações, fato este que será objeto de profunda investigação.

Dentre os materiais apreendidos, estão documentos relacionados com licitações, material financeiro e contábil das empresas envolvidas e de outras empresas, recibos e notas fiscais em branco, além dos HDs de computadores. Chamou atenção da equipe que numa única empresa foram apreendidos dezenas de carimbos de outras pessoas jurídicas concorrentes nas licitações municipais. Todo material será analisado pelos técnicos do Núcleo de Apoio Técnico do Ministério Público do Estado do Ceará (NAT), pelo Tribunal de Contas do Município, demais órgão Públicos e pelos promotores de Justiça que atuam no feito.

A operação contou também com o apoio dos delegados da Polícia Civil dr. José Vieira Junior, dra. Rosa e dr. Leonardo, e da Polícia Militar, que realizaram as apreensões acompanhados dos promotores de Justiça e de quatro técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), atendendo ao acordo de Cooperação Técnica entre MP e TCM. Após a análise do material e conclusão do procedimento em curso no Núcleo de Tutela, serão propostas as competentes ações de improbidade e ações penais contra os envolvidos.
 

 Ascom

Atualizado às 9:04 AM| Publicado em Regional | + Leia Mais »

Prefeita diz que PT não tem mais compromisso com Cid Gomes em 2014



 
Enquanto o governador Cid Gomes ocupava nesta manhã de quarta-feira espaços na TV Diário falando das obras que sua gestão realiza em Fortaleza, a prefeita Luizianne Lins (PT) ocupava, no mesmo horário o programa“Direto da Redação”, da TV Cidade. Cid evitou falar de eleições e do seu candidato a prefeito, Roberto Cláudio, o que não se registrou na entrevista da prefeita.
No programa, os apresentadores Freitas Júnior e Alfredo Marques pediram que ela fizesse um balanço da visita de Lula a Fortaleza. Ela se disse feliz , lembrando que nas eleições de 2004 e 2008 não pode contar com a presença do ex-presidente, evitou aprofundar os porquês, mas que estava comemorando o apoio do “maior líder político da América Latina” ao seu candidato Elmano de Freitas.
Na entrevista, Luizianne fez críticas à Família Ferreira Gomes, lamentando que uma haja tentativa de se instalar uma oligarquia no Estado, no que o eleitorado da Capital, que é “independente e altivo, saberá dar a resposta”. Lembrada de que o Governo Cid Gomes (PSB) tem obras em Fortaleza, ela chegou a duvidar e indagou: “Quais?” Luizianne disse que as UPA’s, por exemplo, têm apoio federal, que o Centro de Eventos teve apoio federal e o Metrofor estava com 50% feito pela Era Tasso Jereissati.
“Ficar com os interesses familiares acima dos interesse do povo de Fortaleza não é bom”, apelou a prefeita, dando como definido o rompimento da relação política dela com o Governo Cid Gomes em Fortaleza.
Luizianne não conseguiu esconder mágoas do ex-governador Ciro Gomes (PSB), que ataca sua gestão. Para ela, Ciro se “apequenou” e está desconstruindo a imagem de uma grande liderança política nacional.
Sobre a possibilidade de o PT ficar na oposição na Assembleia Legislativa após o pleito, Luizianne afirmou que o seu partido não tem mais compromisso de manter aliança com o PSB em 2014 no Ceará. “Em 2014, o PT está livre para compor seu projeto, ficando do lado do povo”. Ela não poupou farpa na chapa do PSB/PMDB, lembrando que o vice de Roberto Cláudio, por exemplo, é empresário (Gaudêncio Lucena) que tem bens até no Exterior.
“Acho que o povo vai pensar muito antes de escolher”, concluiu a prefeita.
DETALHE – Nesta quinta-feira, está agendada uma entrevista no programa Direto da Redação com o governador licenciado Cid Gomes (PSB).

(Eliomar de Lima)

Atualizado às 9:00 AM| Publicado em Politica | + Leia Mais »

Multidão destrói casa de suspeito de matar menina de 10 anos

Gabrielly Caroline, menina desaparecida em Uruana, Goiás (Foto: Arquivo pessoal)

Moradores de Uruana, na região central de Goiás, se revoltaram com a confirmação da morte de Gabrielly Caroline Dias Rocha, de 10 anos. Após o corpo da menina ser encontrado, na tarde desta terça-feira (23), a população destruiu a casa do suspeito do crime.

A confusão aconteceu no início da noite. A população quebrou e colocou fogo na residência do homem que está preso e teria confessado o assassinato da criança. Ninguém ficou ferido. De acordo com a polícia, a mulher e a filha do suspeito estão emGoiânia, sob proteção.
Esse foi o segundo episódio de revolta envolvendo o caso. Na noite de domingo (21), uma multidão tentou invadir a delegacia de Uruana, onde o homem estava preso. Por medida de segurança, ele precisou ser transferido para a Delegacia de Homicídios, em Goiânia.
Entenda o caso
Gabrielly estava desaparecida desde a última quinta-feira (18), quando saiu de casa para doar um cachorro. Seu corpo foi achado por uma equipe do Corpo de Bombeiros em um canavial, a 200 metros da mata onde o suspeito havia indicado. A menina estava dentro de um saco de adubo, coberto por uma lona, 
próximo
 a uma estrada a 5 quilômetros de Carmo de Rio Verde, cidade vizinha a Uruana.
População destrói casa de suspeito de matar menina em Uruana, Goiás (Foto: Patrícia Piassa/TV Anhanguera) 
Moradores de Uruana quebraram casa e colocaram fogo em destroços (Foto: Patrícia Piassa/TV Anhanguera)

Segundo informações preliminares da polícia, ela teria sido assassinada com facadas na cabeça. Peritos encontraram sangue na casa do suspeito e vão analisar se o material é de Gabrielly.
A polícia acredita que a criança tenha sido vítima de estupro. De acordo com a delegada-geral da Polícia Civil de Goiás, Adriana Accorsi, o homem já estuprou um garoto de 12 anos. Ela informou que o processo foi finalizado, mas não soube confirmar quando e onde aconteceu o crime.
Gabrielly Caroline, menina desaparecida em Uruana, Goiás (Foto: Arquivo pessoal)
Gabrielly Caroline (Foto: Arquivo pessoal)
Gabrielly foi vista pela última vez com vida na porta da casa do suspeito, que é pai de uma colega dela. No quintal da residência, a polícia encontrou as sandálias que a menina usava quando desapareceu.
Detido para averiguação do envolvimento no sumiço da menina, o pai da colega confessou ter matado a vítima, segundo a polícia. Mas, mesmo com a confissão, a mãe de Gabrielly, Rosana Dias Rocha, 30 anos, tinha esperança de encontrar a filha com vida.

“Eu quero a minha filha viva e quero justiça. Quero que Deus toque no coração dele [suspeito] para ele contar a verdade, onde está a minha filha”, disse em entrevista à TV Anhanguera, na segunda-feira (22).
G1

Atualizado às 8:57 AM| Publicado em Policial | + Leia Mais »

Lula diz que irá eleger Dilma em 2014 e pretende ter mais um filho


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, dia 23, durante comício de apoio ao candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas, que não podia discursar muito por causa do problema na garganta e que pretende reeleger Dilma em 2014.
"Tenho que falar pouco e tomar muita água para que eu possa estar curado para, em 2014, estar fazendo campanha para Dilma se reeleger presidente da República deste País", disse para uma multidão de 30 mil pessoas, na Praça do Ferreira, centro da capital cearense.
Lula também surpreendeu ao declarar que pretende ter mais um filho com a sua esposa, Marisa Letícia, agora que está curado do câncer.
"Agradeço a vocês pela torcida e pela força. Mas sobretudo pelo carinho e pelo reconhecimento que eu sempre recebi aqui nessa terra extraordinária. Eu sou casado com dona Marisa há 38 anos. Tanto ela como eu temos esperança de que ainda vamos realizar o nosso sonho. A ciência faz milagre e nós haveremos de concluir nosso sonho."
Pop

Atualizado às 8:52 AM| Publicado em Nacional | + Leia Mais »

Estudantes de 15 e 16 anos fisgam tubarão de 2,6 metros na Austrália

Ao todo, amigos pegaram 18 tubarões em duas semanas.

Dois estudantes fisgaram com uma vara de pescar um tubarão-cobre de 2,6 metros de comprimento. Anthony Pecotic, de 15 anos, e Jordan Raffa, de 16, capturaram o predador em um cais ao norte de Rockingham, na Austrália, segundo o jornal "The West Australian".
Imagem: ReproduçãoDois estudantes fisgaram com uma vara de pescar um tubarão de 2,6 metros na Austrália(Imagem:Reprodução)Dois estudantes fisgaram com uma vara de pescar um tubarão de 2,6 metros na Austrália

De acordo com a reportagem, o exemplar de 2,6 metros foi um dos 18 tubarões que a dupla pescou em duas semanas. "É uma grande adrenalina", disse Jordan, que costuma pescar com o amigo há cerca de quatro anos.

Após pescá-los, os estudantes soltam os tubarões de volta no mar.
  G1

Atualizado às 8:42 AM| Publicado em Bizarro, Internacional | + Leia Mais »

Professora americana é acusada de fazer sexo com quatro alunos

Ela confessou ter transado com aluno e feito sexo oral com outros três estudantes


Uma ex-professora norte-americana de 24 anos está sendo acusada de ter tido relações sexuais com quatro de seus alunos, para quem ela também teria enviado fotos suas sem roupa.
Ashley Nicole Anderson era professora de matemática em Iowa, nos Estados Unidos, quando se relacionou com os jovens, em 2011.
As informações são do diário Huffington Post.
Ashley teria admitido à polícia que fez sexo com um aluno de 18 anos. Ela também teria confessado que mandou fotografias sensuais para o jovem.
A americana também está sendo acusada de ter feito sexo oral em outros três alunos, com idades entre 16 e 18 anos, enquanto ensinava na escola.
A ex-professora foi presa, mas pagou uma fiança de pouco mais de R$ 10 mil e está aguardando o julgamento em liberdade.
R7

Atualizado às 8:39 AM| Publicado em Internacional | + Leia Mais »

Café, refrigerante, bebidas alcoólicas e cigarro podem escurecer os dentes


Ter o sorriso bonito, com os dentes brancos e alinhados, é vontade de praticamente todo mundo. Por isso, é importante tomar cuidados com maus hábitos de saúde e também com a alimentação.
Segundo o ortodontista Gustavo Bastos, pessoas que fumam, não escovam os dentes do jeito correto e bebem álcool ou bebidas como café, refrigerante e suco de uva podem ter os dentes escurecidos em longo prazo.
Para tratar esse problema, existem diversas técnicas de clareamento. No entanto, pessoas que fumam ou bebem devem evitar clarear os dentes porque o procedimento pode potencializar ainda mais as conseqüências dos maus hábitos e causar a corroção da gengiva, por exemplo.

O ideal, nesse caso, é que o paciente pare de fumar, faça uma limpeza e só depois inicie o tratamento. A contra-indicação do clareamento também é dada para mulheres grávidas que devem evitar produtos tóxicos durante a gestação e também durante a amamentação.
Para quem não está em nenhum dos grupos acima e quer clarear os dentes, é importante fechar um orçamento antes com o dentista. Alguns profissionais fazem clareamento no consultório e complementam com o uso de gel, o que pode aumentar ainda mais o valor. Por ser um tratamento estético, não é oferecido na rede pública.
Segundo a implantodontista Patrícia Radaic, o clareamento é um procedimento seguro e não deixa os dentes enfraquecidos. O que pode acontecer é uma sensibilidade ou até problemas na raiz, caso o produto entre em contato com essa região.
Algumas pessoas utilizam pastas de dentes e enxaguantes bucais vendidos em farmácia com substâncias para clarear os dentes, mas é importante saber que esses produtos não são tão eficientes quanto os procedimentos feitos no consultório porque têm menor concentração. Produtos em gel podem ser usados, no máximo, por 10 dias para evitar a hipersensibilidade dos dentes e o surgimento de aftas.
Esses produtos em gel também são usados nos consultórios de dentistas, mas com maior concentração. Eles são aplicados com cuidado para não tocar a gengiva e a técnica dura, geralmente, de 45 minutos a 1 hora. Quanto mais jovem for a pessoa, mais rápido se chega ao resultado ideal no sorriso.
Já o laser potencializa o efeito do gel clareador e, em apenas uma semana, o paciente já sente a diferença na cor dos dentes. No entanto, se mal aplicado, o laser pode queimar a gengiva e aumentar a sensibilidade. Segundo a impplantodontista Patrícia Radaic, a luz do aparelho deve ser desligada e ligada novamente a cada 3 minutos. Caso a pessoa sinta dores durante a técnica, ela pode tomar antiinflamatórios.
Aparelho
O ideal é que o tratamento com o aparelho ortodôntico seja iniciado entre os 10 e 12 anos, quando o dentista consegue consertar problemas que, na fase adulta, só seriam corrigidos com cirurgia. Mas, na prática, qualquer pessoa pode colocar o aparelho.

Entre os problemas mais comuns que exigem o início do tratamento, está a falta de espaço para os dentes, que pode ser causada por fatores genéticos ou caso os dentes sejam grandes para o tamanho da boca. Além disso, problemas como dentes projetados e mordida aberta também pedem o uso do aparelho fixo.
É importante que a higienização correta dos dentes de quem usa aparelho seja feita para que os dentes não fiquem amarelados no fim do tratamento. No entanto, mesmo assim, grande parte dos pacientes recorrem ao clareamento. Para evitar que o procedimento seja necessário, é indicado o uso de uma escova e um fio dental específicos.

Bem estar

Atualizado às 8:30 AM| Publicado em bem, Saude | + Leia Mais »

Funcionário da Vivo orienta cliente a jogar celular na parede

Funcionário da Vivo orienta cliente a jogar celular na parede
Problema com a internet 3G do celular? Arremesse o aparelho contra a parede que resolve. Pelo menos essa foi a recomendação de um atendente da Vivo.
Há cerca de dois meses, uma cliente da empresa (que pediu para não ter seu nome publicado) começou a ter problemas com o 3G.
Sem conseguir chegar a uma solução, ela recorreu, na semana passada, ao atendimento on-line da Vivo.
Na conversa com o técnico da companhia de celular, surgiu a orientação para solucionar o problema: “Pega o aparelho e arremesse contra a parede! Resolve na hora”, recomendou o atendente.
“Antes disso, os atendentes pediram para eu ligar para a empresa usando outro aparelho que não aquele que apresentasse problemas, mas eu só tenho esse telefone”, afirmou a cliente.
OUTRO LADO
Procurada pela reportagem, a Vivo disse lamentar o ocorrido e afirmou que o comportamento do funcionário não é condizente com a visão da companhia em relação ao respeito aos seus clientes.
Ela disse ainda que tomou as medidas administrativas cabíveis para que casos desse tipo não se repitam.
Para Paulo Arthur Góes, diretor-executivo do Procon-SP, “as operadoras só querem novos clientes. A consumidora em questão pode entrar na Justiça com uma ação por danos morais.”
De acordo com o Procon-SP, a telefonia móvel é o principal personagem de reclamações dos consumidores. No ano passado, as quatro principais operadoras de celular apareciam entre as 12 empresas que lideravam a lista de reclamações.
Segundo Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco, tudo não passa de uma questão de investimento.
“À medida em que existe uma cobrança pelo serviço isso leva as operadoras a melhorarem todo o processo.”
O total de reclamações a respeito do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) das empresas cresceu 86% de janeiro a 21 setembro deste ano ante igual período de 2011, segundo dados de 170 Procons em todo o país.
Os serviços de telefonia celular, cartão de crédito e telefonia fixa concentram a maior parte das demandas.

Agora

Atualizado às 8:24 AM| Publicado em Bizarro | + Leia Mais »

Celular vira videogame portátil com um novo acessório

gametelsDivulgação/Gametel
Gametel é uma boa opção para os jogadores casuais


As novas gerações de smartphones e tablets trouxeram processadores poderosos para os bolsos dos consumidores por todo o mundo. Nada mais natural que estes aparelhos se tornem alvo dos desenvolvedores de games. Entretanto, adaptar os controles às telas sensíveis ao toque é uma saída que, por vezes, prejudica a jogabilidade.

Novo game de James Bond decepciona

Conheça os games que mais viciam nos smartphones
O Gametel aparece como uma espécie de luz no fim do túnel para quem cansou de atirar pássaros coloridos contra porcos verdes (ou o contrário) e não aguenta mais cortar frutas/cordas. Voltado para os jogadores de dispositivos móveis, o acessório é um controle que pode ser acoplado aos dispositivos móveis e se conecta via bluetooth.

Lançado em 2012 no Brasil, O Gametel deve aproximar os jogadores casuais de games mais imersivos e desafiantes. Até mesmo em razão do seu preço: o acessório chega ao mercado nacional custando R$ 250 – o que deve afastar os jogadores mais devotados, que já gastam um bom dinheiro em games e acessórios para seus consoles.

Por dentro do aparelho
A pegada do acessório ainda tem algo a melhorar, já que o controle parece com uma versão retangular do joystick do Super Nintendo (1990). Entretanto, com a ajuda do app oficial, qualquer jogador vai poder configurar e jogar em questão de poucos minutos. O Gametel certamente torna mais agradável uma viagem de ônibus ou o período de espera na fila do banco.
A conexão tem resposta rápida e você pode jogar a até dez metros de distância do aparelho. Ou seja, dá para conectar o telefone na TV ou monitor via HDMI e jogar do sofá tranquilamente com até quatro amigos ao mesmo tempo.
A bateria do acessório tem bom desempenho: até dez horas de jogatina. Carregado via USB, o controle não tira bateria do celular. Há apenas o gasto ocasionado pelo uso da conectividade. A estimativa oficial é que o Gametel proporciona até 9 horas de jogatina com uma carga de bateria.
O que precisa melhorar

O cenário é promissor, mas dois pontos ainda pesam contra o acessório: o preço pouco convidativo e o número ainda menor de games desenvolvidos pensando na interface do acessório bluetooth.


A empresa responsável pelo aparelho no Brasil aponta que não há intenção de baratear o acessório, já que o Gametel foi lançado por R$ 299 e agora custa R$ 249 aos jogadores brasileiros.


R7 

Atualizado às 8:21 AM| Publicado em Tech | + Leia Mais »

ELEIÇÃO EM FORTALEZA: Em ato pró Elmano, Lula critica PSB

Lula não poupou críticas a quem ele chamou de "parte da elite" pelos ataques, segundo ele, feitos contra Luizianne
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio, ontem, à Fortaleza prestar apoio à candidatura de Elmano de Freitas, participando de um comício do petista. Durante o evento realizado na Praça do Ferreira, no Centro da Capital, o ex-presidente Lula e a prefeita Luizianne Lins aproveitaram para alfinetar a candidatura do PSB. O líder maior do PT disse que a elite brasileira não gosta dele, acreditando que isso ocorre não pelas coisas ruins que fez, mas pelas coisas boas.

Ao ver uma revoada de pombos, Lula disse se tratar de um pedido de paz ao adversário. Ele disse que o PT não quer brigar, mas ganhar a eleição FOTO: WALESKA SANTIAGO


Lula iniciou seu discurso afirmando que Luizianne Lins foi a melhor prefeita da cidade de Fortaleza. Ele disse ainda que tomará muita água para se livrar do edema que tem na garganta e fazer campanha para a presidente Dilma Rousseff se reeleger em 2014.Durante o pronunciamento, Lula não poupou críticas a quem ele chamou de "parte da elite" da cidade pelos ataques, segundo ele, feitos contra a prefeita Luizianne. O ex-presidente disse que os empresários do País têm que acender uma vela todos os dias para Deus, pois nunca ganharam tanto dinheiro como em seu governo.


"Às vezes fico pensando porque parte da elite dessa cidade critica tanto Vossa Excelência (Luizianne). Às vezes fico pensando porque as pessoas criticam tanto o Lula, pois se dependesse de ganhar dinheiro, os empresários teriam que acender todo dia uma vela para Deus, porque nunca ganharam tanto dinheiro como ganharam em nosso governo", salientou o líder petista, lembrando que graças a política feita por ele, 17 milhões de empregos foram possíveis, além do aumento de salário mínimo sem aumento da inflação.

"Eles não gostam de nós pelo que temos de ruim, mas pelo que temos de bom", disse Lula, que em seguida recebeu aplausos da multidão que lotava a praça. Segundo ele, fazer ponte ou viaduto qualquer um poderia fazer, bastava contratar uma empresa, mas o "duro, o que a gente não aprende na faculdade, é cuidar do povo", disse. Ao candidato petista em Fortaleza, Elmano de Freitas, Lula não dispensou elogios, e disse que o lema "olho no olho", utilizado pelo candidato na campanha de Fortaleza, é o mesmo que sua mãe o dizia para ele quando criança.

Nervoso
Sem deixando de lado a tradição do simbolismo, o petista, ao ver um bando de pombos sobrevoando a praça, fez uma pausa enquanto a multidão aplaudia o acontecimento. Segundo ele, os pássaros estavam mandando um recado de paz para a candidatura do PSB. "Esses pombos estão dizendo ao nosso adversário que não adianta ficar nervoso, não adiantar xingar, porque estamos em paz. Não queremos briga, nem ofensas. Queremos apenas ganhar as eleições para fazer justiça para as pessoas". Lula ainda disse que a prefeita Luizianne Lins, ao deixar o mandato, "vai sair pela porta da frente, olhando olho no olho das pessoas".

Sobre as críticas dos candidatos denominados de "poste", Lula repetiu a frase que fez em comício do candidato petista em São Paulo, Fernando Haddad, e disse que seus candidatos iluminarão o País. "Quando lancei o Haddad, eu estava lançando o poste. A Dilma era poste. O Elmano é um poste. Pois bem, de poste em poste a gente vai iluminar o Brasil inteiro. E eles que são candeeiros apagados, sem pavio", criticou.

Lula ainda pediu calma aos militantes e disse para não aceitarem qualquer provocação, pois, segundo ele, "o povo não quer ouvir desaforo, mas sim propostas". "Tem que dizer, companheiro, você vai deixar de votar no cara para votar numa pessoa que não tem cara", disse Lula, referindo-se a Roberto Cláudio.

Sobre o Nordeste, o ex-presidente afirmou que a região está mudando e, em breve, isso estará nos indicadores do IBGE. Para ele, a presidente Dilma será uma parceira de Elmano, caso ele seja eleito prefeito da Capital.

"Eu agradeço muito a Deus pela generosidade que ele fez comigo, de sair de onde saí para chegar na Presidência da República e mostrar para a elite intelectualizada desse País que nós tínhamos mais competência do que eles para governar", declarou Lula.

Filhote
Conforme a prefeita Luizianne, Fortaleza está diante do processo delicado de decidir quem vai governar o Município. Ela argumenta que Elmano de Freitas é o único que tem experiência administrativa para governar a Capital. Na ocasião, a prefeita ainda rebateu as declarações do governador Cid Gomes (PSB) de que ela é vaidosa, não faz as obras e nem deixa que façam.

"Vocês sabem como as mulheres têm sido ofendidas, através das ofensas feitas a mim. Porque o machismo é grande daqueles que querem tomar conta do Ceará, daqueles que acham que Fortaleza suporta uma oligarquia familiar, arrogante e prepotente. A gente precisa dizer para esse povo que Fortaleza é livre, insurgente, vermelha e não vai aturar coronel e nem filhote de coronel", criticou Luizianne.

O candidato Elmano de Freitas, por sua vez, lembrou o que chama de "conquistas do povo", como passagem barata e tarifa social aos domingos, que ele promete ampliar também para os sábados, além de criar a tarifa social para desempregados. Segundo disse, 40 mil pessoas em Fortaleza, ainda vivem em extrema pobreza e não vai descansar enquanto não tirar a população da miséria. "Sabemos que a vida do povo melhorou, mas queremos fazer muito mais", disse.

Elmano disse que a resposta do povo às críticas que sofreu será dada nas urnas. "Se alguém pensa que pode mandar em Fortaleza, Fortaleza vai dar uma resposta, porque não amarela, Fortaleza é vermelha", ressaltou.

Aliados aguardam chegada de ex-presidente em hotel
Lula, ao subir no carro que abriu a carreata, recebeu nos braços uma criança de uma admiradora petista que o esperava no hotel FOTO: WALESKA SANTIAGO
Antes de sair do hotel, já em cima do carro, Lula recebeu um ramalhete de rosas, tirou fotos com uma criança e acenou para o povo

O ex-presidente Lula chegou ao heliporto do Marina Park Hotel, às 2h10, acompanhado da prefeita Luizianne Lins e do candidato Elmano de Freitas. Um carro já posicionado aguardava para levar os petistas à Praça do Ferreira, local onde Lula fez seu discurso em apoio à candidatura de Elmano. No Marina Park, alguns vereadores e a militância aguardavam o ex-presidente.

Lula não se aproximou da imprensa. Após falar com os militantes, subiu no carro juntamente com a prefeita, o candidato Elmano e seu vice Antônio Mourão (PR), que aguardava a chegada do ex-presidente no hotel. Das lideranças do PT e apoiadores que foram ao Marina Park estavam os vereadores Acrísio Sena (PT), Adail Júnior (PT), o deputado federal José Airton (PT) e o vereador eleito, Deodato Ramalho (PT).

Antes de sair do Marina Park, já em cima do carro, Lula recebeu um ramalhete de rosas, tirou fotos com uma criança e acenou para a militância. Lula, Luizianne Lins, Elmano de Freitas e Mourão seguiram em carro aberto até a Praça do Ferreira. Passaram pela Avenida Leste Oeste, pelo Mercado Central e pelo Passeio Público. Em todo o trajeto, a comitiva era acompanhada pela militância. Várias ruas do Centro da Cidade foram interditadas para evitar congestionamento nas proximidades da Praça do Ferreira.

Para o presidente da Câmara, vereador Acrísio Sena, a presença do ex-presidente em Fortaleza agrega valor à campanha de Elmano de Freitas e é uma soma para a militância, entendendo que a força da trajetória política do ex-presidente gera um grande impacto, por ser ele, Lula, "a história viva do Brasil".

Na avaliação do petista, a figura do ex-presidente tem uma ressonância maior nos setores mais humildes da população, acreditando que o líder petista tem um apelo popular muito forte pela política que ele implantou no País, de inversão de prioridades, em que olhou primeiro para os mais humildes.

PautaQuestionado se o julgamento do mensalão causará impacto negativo para a imagem de Lula e, consequentemente, para quem ele apoiar, Acrísio Sena acredita que esse assunto não está na pauta da eleição em Fortaleza. Ele alega que em São Paulo, onde o caso tem maior repercussão, não respingou negativamente na campanha do candidato do PT na Capital paulista, acreditando que aqui também não causará efeito algum.

TV DN entrevista os dois candidatos à PrefeituraO petista Elmano de Freitas abriu, ontem, a programação de entrevistas com os candidatos a prefeito de Fortaleza neste segundo turno realizadas pela webtv do Diário do Nordeste, a TV DN. Com a pretensão de alterar o papel das secretarias regionais em um eventual governo, Elmano quer que os secretários temáticos controlem melhor os serviços das áreas em que atuam. O petista ainda reconheceu que o efetivo da guarda municipal não é suficiente para a cidade e reiterou propostas nas áreas de transporte, saneamento, educação, saúde e iluminação.

Elmano disse que, caso seja eleito, vai alterar o papel das regionais porque o secretário temático precisa acompanhar a oferta dos serviços básicos em toda a cidade. "O secretário regional só sabe da situação na sua regional", alega. Ele quer focar a atuação do secretário regional na manutenção dos bairros, fiscalizando a situação dos equipamentos públicos, das ruas e das calçadas. "A Regional será um espaço de integração com as secretarias, mas vai cuidar da manutenção dos equipamentos públicos no bairro para que a gente tenha a garantia de todos os bairros com coleta seletiva, limpeza e reforma nos equipamentos".

O petista também comentou a questão da guarda municipal, admitindo que o efetivo atual é insuficiente. Segundo ele, a prefeita Luizianne contratou 600 profissionais e, hoje, são 1.500 guardas para fazer a segurança de 447 escolas, 92 postos de saúde e oito hospitais. "O efetivo é suficiente para esses (equipamentos), mas não tem para praças, terminais e atividades culturais que a sociedade organiza. Mas isso você vai fazendo na medida que o orçamento permite. Meu objetivo é alcançar 2 mil".

Experiência
Para Elmano, a experiência que teve na administração de Fortaleza é importante para saber onde estão as deficiências e os desafios da cidade e que não é possível resolver problemas históricos rapidamente. Em vários momentos, ele frisou que não prometerá resolver todos os problemas por entender que isso não seria sério e responsável, mas se comprometeu a avançar em muitas áreas. "É desta maneira que compreendo o governo: melhorando, ampliando", declarou.

Nessa linha, Elmano disse que o governo do PT fez um trabalho importante na formulação do Plano Diretor, unificando diversos setores da sociedade. Porém, admitiu que ainda é preciso produzir e atualizar legislações importantes, como a lei de uso ocupação do solo urbano.

Embora o saneamento básico seja atribuição do Estado, Elmano propôs uma secretaria municipal de saneamento. Segundo ele, é preciso garantir que a Cagece rediscuta o plano de investimento em Fortaleza porque apenas metade da cidade dispõe desse serviço. "A Cagece é concessionária, e não estou satisfeito com o plano de investimento que ela tem, que é chegar a 75% da cidade em 2025. Nós sabemos que 70% da receita da Cagece vem do povo de Fortaleza", afirmou.

Sobre iluminação pública, Elmano argumentou que houve expansão em vários bairros. "Quero ainda a luz do ponto de vista artístico e turístico na cidade", acrescentou, citando como exemplo a iluminação da Catedral, o que ele quer ampliar para outros patrimônios históricos da cidade. Ele ainda reiterou propostas que já havia feito para saúde, educação e transporte. 
Diário do Nordeste

Atualizado às 8:10 AM| Publicado em Politica | + Leia Mais »

Projeto 'ESTAÇÃO FAMÍLIA' em Viçosa do Ceará

O Projeto Estação Família é um projeto do Governo do Estado em parceria com a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará- APDMCE, Fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF), Escola de dança (EDISCA) e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social- STDS que tem a finalidade de potencializar o desenvolvimento de competências e habilidades familiares como estratégia para alcançar uma atenção e proteção social às famílias em situação de pobreza, vulnerabilidades e riscos sociais.

 

Este projeto foi implantado no município de Viçosa do Ceará no ano de 2009 e desde então vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Cidadania e Promoção Social- SCPS, através do Centro de Referência da Assistência Social- CRAS. Algumas localidades já foram atendidas, como por exemplo, Vila Sebastião Dantas, Sítio Serrador, Sítio Delgada, Distrito Juá dos Vieiras, e outras. Esse ano o projeto está beneficiando mais quatro localidades (Sítio Jaguaribe, Distrito Padre Vieira, Sítio Passagem Florida e Distrito Passagem da Onça), totalizando 100 famílias atendidas pelo projeto. São desenvolvidas diversas ações, dentre elas palestras socioeducativas com temas relacionados às competências familiares visando uma melhor qualidade na condução da unidade familiar e cursos de inclusão produtiva visando à inclusão no mercado de trabalho e consequentemente um aumento da renda familiar. Dentro os cursos de inclusão produtiva são ofertados os cursos de: Oficinas de fabricação de materiais de limpeza, Oficina de Biscuit, Oficinas de Bordado e Oficinas de pintura em tecido. Podemos comprovar a grande importância deste projeto no município de Viçosa do Ceará, no fortalecimento dos vínculos familiares, uma vez que há a participação das mães consideradas a base da família.

 

Coordenação do projeto: Denise Alves de Sousa

Atualizado às 8:01 AM| Publicado em Regional, Vicosa | + Leia Mais »

Em Tianguá,farmácia aposta em descontos

Atendimento de qualidade aliado a preços baixos são os atrativos das Farmácias "O João Paulo"
Tianguá Com 25 anos de existência, a Farmácia O João Paulo, localizada neste município, oferece aos seus clientes conforto, experiência, diversidade e bons preços. O fundador foi o patriarca da família, João Paulo Magalhães Neto, no dia 10 de Maio de 1987. Ele trabalhou 13 anos em uma farmácia, começou como entregador e foi adquirindo conhecimento e prática. Assim, resolveu abrir o seu próprio empreendimento. O lema da empresa é "O cliente em 1º lugar".

O estabelecimento, localizado em Tianguá, oferece uma variedade de produtos que vão desde medicamentos a perfumaria no setor infantil


Além de medicamentos, a população da cidade pode contar com produtos de perfumaria, ortopédicos, fraldas, suplementos alimentares e suplementos acadêmicos, serviços de verificação de pressão arterial, temperatura, curativos em geral, aplicação de injeção, além de entrega em domicílio.

Atualmente, são duas lojas, uma matriz, que mudou de endereço, localizada na Rua Capitão Joaquim Lourenço, 820, e a filial, na Rua Zeferino Ferreira,250A. Com entrega em domicílio, verificação de pressão e temperatura. No início eram apenas dois funcionários. Hoje são oito. Usamos uniformes padronizados, calça preta, blusa verde e dias alternados com blusa cinza. A logomarca tem cores definidas e bem modernas. "Nossa missão é atender as necessidades e expectativas dos clientes, mantendo um ótimo padrão de qualidade dos produtos e serviços, desta forma, conseguimos fidelizar mais clientes. Nossa razão de ser é satisfazer, compreender e garantir aos nossos clientes segurança na origem e qualidade dos produtos oferecidos", contou a proprietária Girlene Fontenele Magalhães. "Nossa responsabilidade social é instruir o consumidor a comprar medicamento com a indicação correta, contraindicação, o seu uso adequado, dentre outros".

Atualmente, a empresa está tentando implantar o programa "Hoje no seu bairro". O objetivo é desenvolver um trabalho social junto às comunidades. Alguns funcionários se deslocam a um certo bairro e, naquele dia, será verificado pressão arterial, tirado algumas dúvidas de medicamentos e doenças.

O intuito é facilitar o acesso dos clientes à empresa, em um local onde eles possam tirar suas dúvidas e terem um bom atendimento sem precisar se locomover para o Centro da cidade onde é localizada a maioria das farmácias no município.

Economia
Preocupada em oferecer economia, faz parte do Programa Aqui Tem Farmácia Popular, no qual as pessoas que têm hipertensão, diabetes, asma recebem medicamentos gratuitos e tem alguns medicamentos com até 90% de desconto como, por exemplo, remédios para colesterol e anticoncepcionais.

As mercadorias podem ser parceladas em até seis vezes no cartão de crédito, além de ter crediário próprio. Com o programa de fidelidade, o consumidor compra três caixas de um remédio contínuo e recebe outra grátis. Para as mamães, a terça-feira é dia de promoção de fraldas, onde se compra o produto com um desconto que pode chegar até 30%. Girlene destaca também o serviço de tira dúvidas, que podem ser solucionadas com o farmacêutico responsável, basta mandar e-mail.

Mais informações:
Farmácias o João Paulo
Matriz: Rua Capitão Joaquim Lourenço, 820, (88) 3671.4390
Para dúvidas: drdeusimar_farmaceutico@hotmail.com

Atualizado às 7:55 AM| Publicado em Destaques, Economia, Tiangua | + Leia Mais »

/ ÚLTIMAS NOTÍCIAS

/ ÚLTIMOS COMENTÁRIOS